top of page
Foto do escritorFidem Agência Desportiva

Como a Tática pode Melhorar a sua Técnica?


Na fase ofensiva ou de posse de bola, o passe é um gesto técnico que permite avançar no campo de jogo com a intenção de atingir a meta adversária em busca do gol. O jogador taticamente inteligente deve entender como, quando e de que maneira passar:

  • A bola deve ir para o espaço para que o companheiro de equipe que desmarcar possa encontrá-la e possa continuar a progredir.

  • A bola deve ir para o pé se o companheiro de equipe estiver de pé ou vindo para receber cara a cara.

  • Os passes devem ser feitos diagonalmente (auxiliados pela mobilidade e posicionamento dos jogadores). Remessas horizontais e verticais são fáceis de interceptar ou antecipar.

  • Para pular linhas rivais, recomenda-se fazer dois passes curtos e um passe longo, preferencialmente mudando o setor do campo para aproveitar a amplitude e assim encontrar os espaços para violar a defesa.

Variante: passe de rotação


Esses tipos de passes são característicos de jogadores com excelente técnica ao dar assistências nas entrelinhas ou fazer mudanças de orientação. Serve para evitar a interceptação de rivais e ao mesmo tempo dar fluidez à posse da equipe.

Jogadores como Toni Kroos, Xavi, Iniesta, Thiago Alcántara, Pirlo ou Ronaldinho são alguns exemplos de fabricantes deste tipo de passes que, além de uma boa técnica, requerem uma inteligência tática importante para saber quando e onde fazer o passe.



Por Lucas Drumond Sinnecker

19 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page