top of page
Foto do escritorFidem Agência Desportiva

Em que Consiste uma Sessão de Treinamento?


O treino é a forma como uma equipa trabalha ou se prepara ao longo da época, dependendo do clube e da categoria, uma equipa de futebol juvenil costuma ter entre 2, 3 ou 4 treinos por semana (Microciclos), se for o caso, uma equipe de elite pode até ter várias sessões no mesmo dia. Esses treinamentos podem durar de 60 a 90 minutos dependendo sempre da equipe e suas categorias.


ETAPAS PARA PROJETAR SESSÕES DE TREINAMENTO


Planejamento


1. Tenha um plano global que lhe permita ver o que pretende cobrir durante o ano ou pelo tempo que achar que pode desenvolver o seu projeto metodológico. (Macros e Mesociclos).


2. Tenha um padrão para sua sessão de treinamento e seu microciclo (normalmente 1 semana) onde os jogadores estão acostumados.


3. Ter em conta:


• Estabeleça os princípios técnico-táticos fundamentais do seu modelo de jogo. (Se sabemos o que queremos saberemos como treiná-lo).


• Tenha paciência. Não trabalhe muitas atividades diferentes em uma sessão, vá para a progressão com poucos objetivos. (Muitas vezes por causa da ansiedade queremos treinar tudo e o que conseguimos é não treinar nada).


• Tenha personalidade para continuar confiando em seu plano, mesmo que os primeiros resultados não sejam bons.


Desenho de sessão


Tendo já definido os nossos objetivos de planeamento, tanto a longo como a curto prazo, começaremos com os desenhos das formações que vão ao encontro do nosso projeto, decidindo quais os objetivos que queremos atingir e que conteúdos, metodologia e recursos vamos utilizar.


Coisas a ter em mente ao projetar a sessão:


• Em que período da temporada estamos - pré-temporada, meio da temporada ou no final.


• Número de participantes, espaço onde as tarefas são desenvolvidas e o material a ser utilizado.

Exercícios de acordo com as qualidades e capacidades dos participantes nas sessões. (Idade, nível físico, técnico, nível tático).


• Distinguir quais componentes técnicos, táticos e físicos são trabalhados nos exercícios.


• Calcule os tempos de cada uma das tarefas, a explicação das mesmas e os intervalos.


• Tenha soluções para possíveis erros ou problemas se surgirem durante a sessão (Falta de material, ausência de jogadores, tarefas que não funcionam, entre outros).


Tipos de sessões de treinamento


Sessões de Reconhecimento


São as sessões que nos ajudam a conhecer o nível da equipe, geralmente são feitas nas primeiras datas da temporada e nos períodos logo após as férias, pois os treinadores de base que chegam a um clube pela primeira vez geralmente desconhecem em muitos casos o desempenho e as capacidades de muitos jogadores, principalmente se eles começam a jogar futebol, então essas sessões são muito importantes. Uma vez que isso pode influenciar o projeto de planejamento subsequente.


Estas sessões são normalmente realizadas em jogos ou exercícios técnicos específicos.


Aqui você tem um artigo que pode ajudá-lo neste tópico.


Sessões de treinamento


Estas sessões “deveriam ser as mais importantes no futebol de base, nelas o objetivo fundamental é o desenvolvimento técnico-tático-físico do jogador e do grupo de jogadores”. Essas sessões podem ser divididas em exercícios com foco no jogador, em pequenos grupos ou em grandes grupos com exercícios reais em uma partida de futebol.


Cada clube estabelece uma diretriz de até que ponto é formado e até que ponto é disputado, embora infelizmente muitos clubes por impaciência apostem no recrutamento e orientem seu trabalho para metodologias puramente competitivas em idades cada vez mais jovens.


• Sessões competitivas


Sessões que já contam com jogadores com vários anos de experiência de treino. O objetivo prioritário é fazer com que uma equipe alcance um resultado numérico favorável na competição essas sessões são baseadas no alto rendimento e no contra-ataque ao jogo do adversário para superá-los, essas sessões focariam mais em um objetivo tático ou executariam diretamente ações técnicas que em exercícios para treinar especificamente uma certa habilidade técnico-tática básica, uma vez que são tidas como certas pelos jogadores em outras fases.


· Sessões físicas


Seu objetivo é trabalhar os aspectos condicionais para melhorar a preparação física da equipe, geralmente utilizados em períodos de pré-temporada, atualmente este tipo de sessões mudou muito de outros anos visto que estão cada vez mais integradas a exercícios relacionados ao próprio esporte (Jogar futebol) ou aspectos específicos envolvidos em uma ação técnica, Anteriormente, esse tipo de sessão era muito próximo ao atletismo, com grandes cargas de resistência aeróbica ou treinamento de força explosiva (muitas voltas ao redor do campo, corrida em diferentes campos, diferentes intervalos de intensidade, saídas de velocidade, etc.)


• Sessões de recuperação de estresse


São sessões com exercícios de baixa intensidade devido aos esforços anteriores (Carga de jogos, treino). No caso de jogadores lesionados, as sessões são personalizadas.

• Sessões individuais


Sessões especiais para jogadores que precisam retornar após uma lesão ou um jogador precisa de um treinamento especifico para adquirir uma forma especifica. Essa é uma questão que vem sendo discutida com vários técnicos e preparadores físicos sobre se é positivo para uma criança em determinado momento separá-la das demais por alguma falta de coordenação ou habilidade técnica.

Na maioria dos casos, eles me responderam que é positivo fazê-lo desde que haja uma progressão posterior com o grupo e que não seja muito recorrente.


• Sessões Lúdicas


São sessões para que os jogadores reduzam as tensões e se divirtam nos jogos. Este tipo de sessão, se realizada no momento certo, pode valer mais do que qualquer outra, reforçando ao máximo a união da equipe.


Na próxima semana estaremos abordando a estrutura ou esquema da sessão de treinamento.



Por Lucas Drumond Sinnecker

37 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page